SETÚBAL: Forte de S. Filipe reaberto ao público

REABERTURA. Forte de S. Filipe passa a funcionar enquanto as obras de consolidação decorrem na encosta
Local Regional C Sociedade B

Já é possível visitar as áreas do forte envolventes à esplanada, assim como a capela joanina do monumento de arquitectura militar do século XVI

 

O Forte de S. Filipe, em Setúbal, reabriu ao público com novos espaços de cafetaria, esplanada e centro de promoção turística explorados pela autarquia setubalense, reunindo todas as condições de segurança mesmo enquanto durarem as obras de consolidação de uma das encostas do forte, que deverão arrancar em breve.

“Devolvemos à cidade aquele que é um dos seus monumentos mais icónicos”, afirmou Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, no evento de inauguração do espaço, sexta-feira, 30, ao final da tarde.

O funcionamento do bar, esplanada, casas-de-banho e centro de promoção turística do Forte de S. Filipe resulta da cedência gratuita das referidas instalações por parte do Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turísticos à Câmara de Setúbal, ao abrigo de um contrato de comodato celebrado em Janeiro desde ano.

A partir de agora também é possível visitar as áreas do forte envolventes à esplanada, assim como a capela joanina do monumento, de arquitectura militar do século XVI, que proporciona uma vista privilegiada sobre a cidade, o rio Sado, a Serra da Arrábida e Tróia e é um importante ponto de interesse turístico em Setúbal.

No espaço, redecorado pelo decorador setubalense João Maria, o serviço de cafetaria e esplanada funciona das 10h às 20h entre domingo e quinta-feira e encerra à meia-noite à sexta-feira e ao sábado. Já o posto de informação turística funciona todos os dias das 10h às 12h e das 13h às 18h.

A assinalar a reabertura do monumento, decorre até domingo, 2 de Abril, uma Feira Quinhentista na estrada de acesso ao forte, inspirada na chegada do Rei Filipe I a Setúbal para a construção do Forte de S. Filipe.

No evento, que transporta os visitantes para o ambiente do século XIV e envolve meia centena de artistas, há exposições temáticas, uma mostra de armas e de jogos de tabuleiro, espectáculos de fogo, actuações de malabaristas, espectáculos musicais e de dança com inspiração na época, demonstrações de voo livre de aves de rapina e jogos para crianças.

A Feira Quinhentista é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património.

CERTAME. Feira Quinhentista tem animações históricas e gastronomia

Obras na encosta levam ano e meio

O projecto de engenharia com vista à consolidação da encosta instável do Forte de S. Filipe está a ser elaborado por técnicos da Consultores de Engenharia e Ambiente (COBA), empresa que ganhou o concurso público lançado pela autarquia sadina para a elaboração do projecto de execução da empreitada. A obra tem um prazo de execução de um ano e meio.

O forte e a Pousada de Portugal que ali funcionava, sob gestão do Grupo Pestana Pousadas, estiveram encerrados ao público desde Novembro de 2014, na sequência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que alertava para o risco elevado de derrocada da encosta.

Em 2016, a Câmara Municipal de Setúbal assumiu a liderança do projecto de consolidação da encosta do monumento.

 

Fotos: CMS

Deixe uma resposta