Municípios da região promovem-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

Regional B Sociedade C Últimas C

Gastronomia, cultura e património são os argumentos fortes dos municípios da região representados na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que abre esta sexta-feira, 17, ao público em geral e se prolonga até domingo

 

Almada marca presença com nove agentes económicos do concelho e tem previstas degustações gastronómicas, demonstrações de pesca com Arte Xávega, provas desportivas e divulgação dos principais eventos da agenda cultural do município.

No sábado e domingo realiza-se, no centro náutico Marina Parque das Nações, a 5.ª edição da regate de Windsurf Classe RS:ONE, promovida pela escola Elisiário.com, com sede no concelho. Da parte da manhã, os visitantes poderão experimentar, gratuitamente, a modalidade de big stand up sup (paddle).

 

Seixal promove Baía

Igualmente presente no recinto da Entidade Regional de Turismo – Região de Lisboa (ERT-RL), o município do Seixal promove o território, ofertas, património e tradições com um atendimento directo ao público. No programa de actividades há degustações no âmbito da Rota do Bacalhau, de pastelaria, ateliês de nós de marinheiro, actuações dos grupos de percussão Karma Drums e Tocá Rufar e dos ranchos folclóricos Andorinhas do Pinhal e da Casa do Povo de Corroios.

A “posição complementar importante no turismo de Lisboa, com uma oferta diferenciadora que desenvolve o potencial da Baía, enquanto pólo de desenvolvimento de turismo ambiental, patrimonial, gastronómico, lúdico e desportivo” é o foco do stand municipal.

 

Barreiro divulga parceiros

O município do Barreiro está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa também no stand da ERT-RL e com o foco na divulgação de circuitos e pontos de interesse turístico, assim como de equipamentos culturais, desportivos e de lazer. A animação dará ainda a conhecer parceiros e empresários locais na área da cultura e da gastronomia.

Haverá animação musical e artística com vários grupos, sendo também divulgadas as Bolas de Manteiga e os Travesseiros de Coina, assim como os tradicionais Matateus e Cocadas, com distribuição para degustação.

 

Palmela destaca enoturismo

Palmela promove o turismo cultural, de natureza e em especial o enoturismo, com provas de Moscatel de Setúbal e Fogaças de Palmela e a realização de passatempos Palmela Tourist Card, com ofertas surpresa, no balcão do município, integrado na área de exposição da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e Associação de Turismo de Lisboa.

Uma das novidades deste ano é a participação do produto enoturístico “Rotas do Sado” no programa Hosted Buyers, que se dedica à promoção externa do destino Portugal junto de compradores internacionais, através de uma plataforma online e reuniões personalizadas. As “Rotas do Sado” consistem numa viagem de comboio entre Lisboa e Fernando Pó que dá a conhecer as vinhas da região e a provar Moscatel de Setúbal com o produtor Filipe Palhoça, vinhos e tibornas na Fernão Pó Adega e um almoço no terraço na Casa Ermelinda Freitas.

 

Montijo dá música e degustações

As potencialidades turísticas, económicas e culturais do concelho são divulgadas no stand do Montijo com a apresentação da 2.ª edição do “Roteiro Restaurantes Montijo” e do programa Passeios no Tejo, a partir das 18h. Amanhã, sábado, o convite é para desfrutar do “Montijo à Mesa”, com provas e degustações de vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, dos doces e compotas dos Sabores da Quinta, dos enchidos da Stec/Raporal, do mel da Melaria Portuguesa, dos cogumelos da Quinta dos Mochos e do Pastel de Aldeia Galega que será apresentado publicamente pela Confeitaria de S. Julião.

 

Moita anuncia Romaria a Cavalo

A 17.ª edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que decorre entre 26 e 30 de Abril, vai ser apresentada na BTL amanhã, sábado, às 13h, no espaço do Turismo do Alentejo e Ribatejo. No evento religioso são esperados centenas de romeiros de vários pontos do país, que voltarão a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, trazendo a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires, explicou o município de Viana do Alentejo em comunicado.

A Romaria, que foi retomada em 2001 depois de um interregno de mais de 70 anos, assume hoje também uma vertente mais lúdica, que promove o convício entre os participantes. A Câmara Municipal de Viana do Alentejo, que organiza o evento em parceria com a autarquia da Moita, está a preparar um programa cultural para receber os visitantes naquele fim-de-semana.

 

Sines apresenta Tall Ships Race 2017

A apresentação do “Sines Tall Ships Festival” – regata de grandes veleiros que passa por sete países, fica atracada em Sines de 28 de Abril a 1 de Maio e onde são esperadas cerca de 300 mil pessoas – e a apresentação de rotas e roteiros são alguns dos pontos altos da programação do stand Turismo do Alentejo/Ribatejo, que ocupa mais de 1200 metros quadrados na BTL.

Showcookings, provas e degustações de produtos endógenos, apresentações de serviços e eventos e manifestações culturais, assim como acções de divulgação e distribuição de brochuras promocionais do território são outras as iniciativas promovidas pela Entidade Regional de Turismo, em parceria com os municípios e empresas.

 

Alcácer do Sal “com Vida”

O programa turístico “Alcácer com Vida” está em destaque no stand da autarquia, que dá a conhecer as belezas naturais da região, o património e a gastronomia do concelho e eventos culturais. Hoje, às 16h, é apresentado o novo filme institucional do Município de Alcácer do Sal e a Recriação Histórica do Torrão, com o tema “Dona Maria, Rainha de Portugal, por Terras do Torrão”, na presença do presidente da Câmara, Vítor Proença. A nível gastronómico, o foco incide sobre os vinhos das herdades da região, azeite e artesanato, com dois artesãos do concelho a trabalhar ao vivo.

 

Grândola apresenta eventos

A autarquia de Grândola, presente no stand Alentejo/Ribatejo, coloca em evidência uma série de eventos de relevo, nomeadamente a Rota das Tabernas, a Feira de Agosto, Feira do Ar Puro e Grândola Aventura, a Feira de Chocolate e as Comemorações do 25 de Abril tradicionais do concelho.

A nível gastronómico, realiza-se uma sessão de cozinha ao vivo com Chef Marcelo Bento, do restaurante “Sabores da Praça”, no domingo, e marcam presença produtores regionais com provas e degustações. “A frente atlântica com 45 quilómetros de praias acessíveis”, a preservação natural e ambiental dos habitats, os espaços rurais, as aldeias e o património histórico e cultural são também cabeças-de-cartaz.

Deixe uma resposta