Teatro nas escolas ensina biografias de Bocage e Fernando Pessoa

Local Sociedade C

José Nobre, actor setubalense, protagoniza dois espectáculos sobre as figuras literárias no âmbito do programa municipal Teatro nas Escolas

 

A Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’iago, no bairro da Bela Vista, em Setúbal, recebeu uma sessão de teatro sobre Fernando Pessoa, com o actor José Nobre a interpretar a vida e obra do poeta numa sala cheia de alunos dos 2.º e 3.º ciclos, na terça-feira, 7, informou o município de Setúbal em comunicado.

Na aula que deu lugar ao espectáculo “Fernando, em Pessoa”, do programa Teatro nas Escolas, José Nobre disse que esta esta “é uma outra forma de contar a vida do poeta, com recurso à primeira pessoa, através da passagem pela obra poética, pelos heterónimos e pela biografia” de Pessoa, e considerou que essa abordagem “ajuda no ensino”.

Nesse âmbito, o actor José Nobre dá também vida à figura literária de Bocage, com o espectáculo “A História de Bocage, 40 anos em 40 minutos”, encenada no mesmo formato das sessões sobre Fernando Pessoa.

O programa Teatro nas Escolas tem como objectivo promover o teatro e a poesia nos estabelecimentos de ensino, contando com a participação de actores e companhias teatrais do concelho. A iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 21 de Março, o espectáculo sobre Bocage vai à Casa Bocage, a pedido da Escola Secundária du Bocage, com sessões às 14h30 e às 15h30, no âmbito da iniciativa Maratona de Poesia. “Fernando, em Pessoa” volta, por sua vez, às salas de aula na Escola Secundária Sebastião da Gama, no dia 19 de Abril, às 10h.

As sessões do Teatro nas Escolas, destinadas a alunos do ensino básico e secundário, são gratuitas e podem ser calendarizadas pelos estabelecimentos de ensino ao longo do ano lectivo.

Deixe uma resposta