Jogos do Futuro da Região de Setúbal recebem mais de 2.500 jovens

Regional Últimas B Últimas C

Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS) 2017 tiveram a sua Sessão de Apresentação ao no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, numa iniciativa que vai reunir mais de 2.500 jovens em 24 modalidades diferentes.

Muitos foram aqueles que marcaram presença na Sessão, que contou com Rita Patrício, atleta de Boccia, a antiga glória do futebol nacional, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, José Augusto – dois dos quatro “patronos” do evento, que decorre a 2, 3 e 4 de junho – e com declarações em vídeo da judoca olímpica Telma Monteiro e do treinador de futebol Paulo Fonseca, actualmente no FC Shakhtar Donetsk.

Além dos dois “patronos”, estiveram na Mesa os Presidentes da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, e da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto, a vereadora responsável pelas áreas do Desporto, Juventude, Associativismo, Intervenção Social, Educação, e Saúde da CMB, Regina Janeiro, e o Técnico da Equipa de Coordenação Nacional do Desporto Escolar (DE), João Ribeiro.

Os JFRS são considerados “um ponto alto da actividade desportiva da Região, ao nível da formação”, referiu a vereadora do Desporto da CMB. Agradecendo a disponibilidade dos “patronos”, salientou os “muitos outros nomes que se vão associar aos JFRS” e o “grande apoio do Desporto Escolar”. Regina Janeiro sublinhou, ainda, “a importância do desporto para todos”.

Os jogos contemplam 24 modalidades, incluindo desporto adaptado, um número que constituí um recorde.

O presidente da CMB destacou a “visão de conjunto” na génese da organização dos JFRS. O “Movimento Associativo e a Escola têm um papel determinante” na prática desportiva, afirmou.

“Todos podem fazer uma actividade física, todos devem ser valorizados no seu esforço”, referiu Carlos Humberto, apresentando os JFRS como “uma grande festa do desporto da Região de Setúbal”.

“O desporto para todos é um espaço virtuoso” para o desenvolvimento de conceitos de “cidadania”, “respeito”, “equidade”, “integração”, defendeu o representante do DE. João Ribeiro referiu as “características determinantes” para transformar “ideias” em “comportamentos”.

De acordo com Rita Patrício, esta iniciativa, que “reúne atletas de cada município em torno do desporto”, promove o “convívio” entre municípios e entre jovens – sendo uma oportunidade, disse, “para fazermos novas amizades” – e a prática ao nível da formação. “Encaro o desporto como uma igualdade de oportunidades para toda a gente, para mim, no desporto, é como se não houvesse diferenças”, rematou a atleta de boccia.

José Augusto deixou palavra de agradecimento a Carlos Humberto

A “vertente escolar” foi exaltada pelo antigo futebolista, internacional mundialista. José Augusto lembrou Augusto Valegas e o seu envolvimento nos Jogos Juvenis do Barreiro, que, também eles, se tornaram num movimento de massas e movimentaram milhares de pessoas.

José Augusto aproveitou ainda a oportunidade para deixar uma palavra de agradecimento a Carlos Humberto pelo trabalho desempenhado à frente dos destinos da autarquia nos últimos 12 anos, numa altura em que vai deixar o cargo de presidente da Câmara por atingir o limite de mandatos.

Na última intervenção da sessão, o Presidente da AMRS destacou as palavras de Rita Patrício sobre o espírito e a visão do desporto. Rui Garcia falou do “papel” da AMRS que funcionou como uma “plataforma de cooperação entre os municípios”.

“Pretende-se que os JFRS sejam uma mostra e uma festa daquilo que é feito nesta Região”, concluiu.

Os Jogos do Futuro são uma organização conjunta das nove autarquias da Região de Setúbal, Associação de Municípios da Região de Setúbal, Movimento Associativo Popular, Escolas e Associações Distritais de modalidades aderentes.

 

 

Deixe uma resposta