Sines evoca escritoras Cláudia de Campos e Maria Lamas para celebrar Dia da Mulher

Local Últimas C

Exposições sobre as autoras são duas das iniciativas da Câmara Municipal para comemorar o 8 de Março. As mostras podem ser apreciadas no Centro de Artes de Sines

As escritoras Cláudia de Campos e Maria Lamas vão ser evocadas em Sines, através de exposições dedicadas a “duas grandes mulheres”, numa iniciativa do município para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala esta quarta-feira.

Está patente até ao dia 2 de Abril, no átrio do Centro de Artes de Sines, uma mostra promovida em conjunto pela Biblioteca Nacional de Portugal e pelo município alentejano intitulada “Cláudia de Campos: da literatura à intervenção cívica”, que lembra a escritora local nascida na segunda metade do século XIX.

“Maria Lamas – Uma Nova Manhã Que Se Anuncia Luminosa e de Maior Esplendor” é o título da segunda exposição, que pode ser visitada, também no Centro de Artes de Sines, a partir desta quarta-feira e e até ao final deste mês.

A mostra, que evoca a escritora, jornalista, feminista, intelectual e política do século XX português, serve também de mote para uma conversa, na próxima sexta-feira, às 18h00, com Regina Marques, do secretariado do Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

Além das exposições, vão decorrer em Sines dois ´workshops` dirigidos a “mulheres e ´supermulheres` de hoje”. A contracepção feminina é o tema que vai ser abordado no primeiro ´workshop`, agendado para esta quarta-feira, entre as 14h30 e as 17h00, na sede da Associação Cabo-verdiana de Sines, que é também a entidade promotora em conjunto com a Associação para o Planeamento Familiar.

“Supermulher! Até Quando?” é o título do segundo ´workshop`, que é centrado na conciliação da vida familiar com os restantes papeis desempenhados pela mulher. Promovida pela Associação RuadoAcalanto, a iniciativa vai decorrer entre as 18h00 e as 19h00 desta quinta-feira, no Centro de Artes de Sines e inclui serviço de ´babysitting`.

Ainda no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher, o município de Sines promove uma caminhada, no sábado, com partida às 09h00, e um lanche convívio, no domingo, a partir das 15h30, no Salão da Música da cidade.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

Deixe uma resposta