Fotógrafo setubalense mostra aurora boreal na Casa Bocage

Local B Sociedade B

Exposição sobre aquele que é considerado um dos maiores e mais espectaculares fenómenos naturais resulta de uma viagem de Rui Mendes à Noruega

 

A exposição “Find Aurora”, com fotografias da autoria de Rui Mendes, foi inaugurada recentemente na Casa Bocage, em Setúbal, podendo ali ser visitada gratuitamente até dia 1 de Abril.

“Find Aurora” reúne um conjunto de fotografias que Rui Mendes captou durante uma viagem a Lofoten, na Noruega, para observar aquele que é considerado um dos maiores e mais espectaculares fenómenos naturais, a aurora boreal.

O fenómeno acontece quando os ventos solares “colidem” com o campo magnético que protege a Terra e são puxados para os pólos. Quando entram na atmosfera, as partículas emitidas pelo sol interagem com elementos que fazem acontecer as auroras boreais no Pólo Norte.

A região norte da Noruega, em particular as ilhas Lofoten e toda a extensão litoral até o Cabo Norte, é um dos melhores lugares do mundo para observar a aurora boreal, que surge com maior frequência no Inverno, quando o tempo está frio e seco. O fenómeno atrai a atenção de milhares de pessoas.

A mostra de Rui Mendes, na Casa Bocage, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 14h às 18h, e aos sábados das 14h às 18h.

Confira, abaixo, fotografias da exposição.

Fotos: SMCI/Município de Setúbal/D.R.

Deixe uma resposta