Baía de Setúbal reforça projecção internacional com novo filme e publicação

Local C Sociedade C

Um novo filme da autoria do realizador setubalense António Aleixo e uma edição de 35 mil exemplares em quatro línguas são os novos instrumentos de divulgação turística da Associação da Baía de Setúbal

 

Um novo filme promocional e uma edição impressa em quatro línguas foram lançados pela Associação da Baía de Setúbal, a Câmara Municipal e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, na Casa da Baía, quinta-feira, 16, no âmbito da presidência setubalense do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

“A nossa presença neste clube é uma oportunidade muito relevante para a promoção da baía de Setúbal em termos internacionais”, começou por dizer Maria das Dores Meira, presidente da autarquia sadina e que preside, até ao final de 2018, o referido clube que integra 41 baías de 25 países e quatro continentes.

“É uma oportunidade porque nos permite levar a baía de Setúbal mais longe e a tornar mais próxima de quem, mundo fora, dedica o melhor de si ao desenvolvimento sustentável das baías. E é uma responsabilidade porque nos possibilita marcar a presidência de Setúbal na história do clube como um momento de fazer, aproximar e construir”, afirmou.

O vídeo promove a baía de Setúbal, que pertence ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo desde 2002, como “uma paisagem viva, activa, dinâmica, cheia de novos projectos e gente empreendedora”, muito para além dos atractivos paisagísticos e gastronómicos. Rita Melo, artista plástica, Filipe Oliveira e Vasco Ramos, músicos e produtores musicais, Viriato Soromenho Marques, escritor, e Vanessa Lima, empreendedora, foram as personalidades escolhidas para dar a cara pela região.

O Mercado do Livramento, o Forte de São Filipe, as ruínas romanas de Tróia e novos projectos do tecido empresarial da cidade são também visitados ao longo do vídeo, com três minutos de duração. O objectivo é transmitir a região de Setúbal “como um pólo criativo e empreendedor, no plano nacional e internacional”, explicou António Aleixo, responsável pela produtora Tom and Jelly.

A estratégia de promoção internacional da baía de Setúbal no âmbito do Clube das Mais Belas Baías do Mundo passa ainda por uma edição, de 35 mil exemplares, com informações acerca do clube e da baía de Setúbal, lançada em português, inglês, espanhol e francês. A publicação, desdobrável, é feita com papel reciclado e tem ilustrações obtidas através da técnica de aguarela, “que remete para a água, elemento principal da baía”.

No evento, o presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa, reconheceu Setúbal como um exemplo na região, por empreender uma “uma estratégia de dar animação à cidade, de ter eventos e de a posicionar de uma forma moderna e avançada neste grande campeonato que é o turismo, a nível nacional e internacional”.

O sector do turismo foi apontado como um dos mais importantes, tendo em conta que representa “um peso extraordinário” na riqueza da região. Segundo um estudo recente, produz anualmente mais de 8,4 mil milhões de euros, tem um peso de 11% do PIB na região, significa 37,5% das exportações e cerca de 150 mil postos de trabalho.

O lançamento do vídeo promocional da baía de Setúbal, conhecida como Baía dos Golfinhos, e da edição em várias línguas, resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a Associação da Baía de Setúbal.

A associação, que tem também a partir de agora um novo site na Internet, procura o desenvolvimento turístico sustentável da Baía de Setúbal e a sua promoção como destino turístico em Portugal e lá fora, assim como a preservação e recuperação do património natural e construído da Baía.

 

Deixe uma resposta