SETÚBAL: Museu na rua já funciona na Bela Vista

Local Sociedade Sociedade B

O serviço educativo “O Museu Está na Rua” já está a funcionar no Polo da Bela Vista da Biblioteca Pública Municipal, sito na Rua do Moinho, n.º 5, na cidade sadina, e resulta de um projecto do artista plástico João Limpinho.

“O novo serviço educativo do Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista visa ajudar professores e alunos a trabalharem a cultura, a interculturalidade e as vivências do território, contribuir para o enriquecimento do currículo escolar e promover o contacto com o meio envolvente”, explica a Câmara Municipal de Setúbal em nota de Imprensa, salientando que, neste âmbito, “é promovido um conjunto de actividades adaptadas a diferentes faixas etárias e níveis de ensino”. Visitas, ateliers e oficinas, sessões de animação de contos, debates e seminários temáticos, exposições temporárias ou itinerantes, animações comunitárias e festivais de arte e cultura, fazem parte das iniciativas promovidas.

“Uma das iniciativas é o ‘Percurso Intercultural – Viagem à Volta do Mundo’, que inclui uma visita às principais esculturas que reflectem, na sua concepção, as diferentes comunidades culturais da zona da Bela Vista, com o objectivo de chamar a atenção para a importância do diálogo intercultural”, revela a autarquia, sobre este percurso de aproximadamente de duas horas, destinado a crianças a partir dos 3 anos e até ao 2.º ciclo do ensino básico.

Mas há também o “Percurso Literacia e Criatividade – Viajar pela Imaginação”, com igual duração e dirigido à mesma faixa etária, que promove uma visita às esculturas que, reforça a edilidade, “apelam à imaginação e criatividade humanas, com o fim de reforçar o papel da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social”.

Outra das propostas destina-se a crianças e jovens a partir do terceiro ciclo do ensino básico: o “Percurso Industrial – Viajar com Estórias”, que percorre as esculturas que permitem conhecer a história e vivência da indústria naval da região, também com igual duração.

“Está ainda prevista a realização do peddy paper “Percurso Completo – Viajar pelos Bairros”, que promove uma visita completa aos bairros da Bela Vista, para alunos a partir do terceiro ciclo, numa duração aproximada de duas horas e meia”, conclui a autarquia.

Todas as visitas implicam marcação prévia através dos contactos telefónicos 265 751 003 e 910 718 473 ou do endereço [email protected]

Deixe uma resposta