Setúbal com muita animação preparada para assinalar Carnaval 2017

Local Sociedade B

Desfiles infantis, espectáculos de palco e animações ao ar livre, entre outras actividades, vão assinalar as comemorações no concelho de Setúbal, entre 24 de Fevereiro e 1 de Março. Cor, magia, dança e recuperação de tradições antigas

O programa do Carnaval de Setúbal 2017, promovido pela Câmara Municipal, com o envolvimento das juntas de freguesia e do movimento associativo, começa com um desfile da comunidade educativa, dia 24, às 10h00.

“Cerca de duas mil crianças dos jardins-de-infância e das escolas do ensino básico são esperadas neste desfile, que começa e acaba na Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi e as ruas da Baixa comercial”, revela a autarquia, acrescentando que “no final são anunciados os três primeiros classificados de um concurso de máscaras, avaliados segundo critérios de originalidade, criatividade e reaproveitamento de materiais, entre outros”.

Em Azeitão, no mesmo dia, o Entrudo é comemorado com os desfiles das escolas e infantários locais, numa acção organizada pela Junta de Freguesia local. Às 10h00, a festa é em Vila e Nogueira e, às 14h30, em Brejos de Azeitão. À noite, pelas 21h30, na sede do Grupo Desportivo Independente, em São Sebastião, é recriada uma cegada, organizada pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS), que, explica a edilidade, “recupera uma das mais antigas tradições carnavalescas”, com mascarados a percorrerem as ruas, fazendo-se de cegos, enquanto cantam temas relacionados com a actualidade.

No dia 25, pelas 15h00, na Praça de Bocage, a ACTAS vai recriar a tradição, desta feita “com um espectáculo cómico, acompanhado à viola e à guitarra e com personagens caracterizadas a cantar amores, vitórias, conquistas, infortúnios e calamidades da sociedade”. À noite, há música e bailes no Clube Desportivo da Gâmbia, na União Desportiva e Recreativa das Pontes e no Grupo Desportivo Independente.

Até o Mickey e a Minnie vão festejar

O domingo de Carnaval é um dos dias de maior folia um pouco por todo o concelho. Entre as 14h00 e as 17h30, na Praça de Bocage, as mascotes Mickey e Minnie vão alegrar a pequenada. Haverá também desfile de carnaval personalizado com as crianças e oferta de balões gigantes. Para as 16h00, está previsto o espectáculo de palco com a apresentação e boas-vindas do Mágico Banana e as suas magias divertidas e canções à viola e o passatempo “As Vozes Mágicas”, com a participação dos divertidos bonecos “Os Super Amigos”.

Ao final do dia, dedicado à diversão na Praça de Bocage, acontecerá música animada, com as crianças a serem convidadas a dançar num palco.

“Ao longo de domingo, paralelamente, decorrem várias actividades um pouco por todo o concelho. Às 15h00, tem início o Desfile do Carnaval Trapalhão do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição. À mesma hora acontece o desfile Foliões do Sado, uma organização conjunta de Estrelas do Faralhão Futebol Clube, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, Associação Desportiva e Cultural e Veteranos de Santo Ovídio. O percurso do desfile começa na Rua Principal das Praias do Sado, passa pela Rua Gomes Leal e termina na Rua da Escola”, salienta a auatarquia. Pelas 17h00, na sede do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, haverá música com o baile do Irmão L.A.

A noite de Carnaval é assinalada na segunda-feira com baile de Fátima Dias, às 21h00, no Alto da Guerra Sport Club. Meia hora mais tarde, começa o Baile de Carnaval do Grupo Desportivo Independente.

O programa de comemorações reserva para terça-feira, na Praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, o concurso “Karaoke Kids”, uma sessão fotográfica com adereços divertidos com a oferta das fotografias impressas no momento. A tarde conta ainda novamente com a presença das Mascotes Mickey e Minnie. Às 16h00 o Mágico Banana volta a subir ao palco e haverá ainda o passatempo “Qual é a Música” e o “Jogo da Memória”, com danças e coreografias, e a presença do “Super Panda”. Ainda na tarde de terça-feira, pelas 15h00, os Foliões do Sado voltam a desfilar pelas ruas, desta vez na Estrada de Santo Ovídio.

 

Enterro do Bacalhau no dia 1 de Março

Na quarta-feira, dia que marca o início do mês de março, acontece o tradicional Enterro do Bacalhau, previsto para as 21h00 e 21h30, respectivamente, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.

 

Deixe uma resposta