Ministra do Mar apresenta projectos para colocar Porto de Sines no top 10 da Europa [com vídeo]

Regional Últimas C video

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acaba de apresentar projectos específicos para o Porto de Sines. O DIÁRIO DA REGIÃO acompanhou, em directo, a intervenção da governante, que pode ser consultada no vídeo abaixo

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, acaba de apresentar projectos específicos para o Porto de Sines. O DIÁRIO DA REGIÃO acompanhou, em directo, a intervenção da governante, que pode ser consultada no vídeo abaixo.

A terceira fase da expansão Terminal XXI vai arrancar. O investimento, no total de 200 milhões de euros, será financiado pela PSA – concessionária do terminal de contentores – em 150 milhões, para o alargamento do cais de acostagem dos navios. Os restantes 50 milhões serão a pagar directamente pela Administração do Porto de Sines (APS), tendo em vista o prolongamento do molhe de protecção.

Vai também ser criado um segundo terminal de contentores, o Terminal Vasco da Gama. A primeira fase da obra será preparada durante este ano. A ministra desafiou o presidente da APS, José Luís Cacho, a tentar lançar o concurso público, previsto para 2018, ainda no decorrer deste ano de 2017.

A implementação da Janela Única Portuária e do conceito legal de porto seco, foram outras das medidas anunciadas por Ana Paula Vitorino.

A governante confirmou ainda que a APS vai deixar de abranger os portos do Algarve, para concentrar-se exclusivamente em Sines. Esta decisão vem, assim, reverter a fusão destas administrações portuárias que havia sido concretizada pelo Governo anterior.

A concluir, a ministra sublinhou que as medidas a implementar têm o objectivo de “colocar o Porto de Sines no top 10 dos terminais de contentores da Europa”.

 

Deixe uma resposta