Voluntários vão limpar margens do Cais Palafítico da Carrasqueira

Regional C Últimas C

Ocean Alive continua a limpar o Estuário do Sado, desta vez com uma acção de sensibilização e limpeza da campanha “Mariscar SEM Lixo” em Alcácer do Sal, no dia 19 deste mês

 

A Ocean Alive está a convocar “voluntários pelo mar” para uma acção de sensibilização e limpeza da campanha “Mariscar SEM Lixo” que vai ter lugar nas margens do Cais Palafítico da Carrasqueira, em Alcácer do Sal, no dia 19 de Fevereiro.

Estão já abertas as inscrições para os interessados em contribuir para um estuário do Sado mais limpo, até ao dia 16 de Fevereiro, através do email [email protected] e de um formulário online, partilhado na página de Facebook da Ocean Alive. O objectivo da organização é envolver uma centena de pessoas, entre voluntários, pescadores e habitantes das povoações da Carrasqueira, Poçanco e Comporta.

A acção de limpeza, em tudo semelhante àquelas que a cooperativa tem desenvolvido em Setúbal, vai decorrer durante todo o dia, com ponto de encontro às 09h no Cais Palafítico da Carrasqueira, para recepção e briefing dos participantes, almoço às 13h30 e término às 17h. Os voluntários podem optar entre três horários, consoante o horário de fim dos trabalhos de limpeza (13h30, 16h ou 17h).

A recolha do lixo será selectiva e o encaminhamento para reciclagem é assegurado pela Ambilital, empresa de gestão de resíduos urbanos. Na realização desta acção de sensibilização e limpeza a Ocean Alive conta com o apoio da Associação de Pescadores da Carrasqueira e com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Junta de Freguesia da Comporta.

A campanha de sensibilização e limpeza de praia “Mariscar SEM Lixo” motivou já a realização de 10 acções, que ao todo mobilizaram 645 voluntários e permitiram sensibilizar directamente 437 mariscadores para a problema da poluição plástica do estuário e do mar. Em números, a limpeza traduziu-se em 12,5 toneladas de lixo retiradas em sacos e 18 885 embalagens de sal recolhidas no Estuário do Sado.

Foto: D.R.

Deixe uma resposta