Bloco Operatório do Centro Hospitalar Barreiro Montijo consegue certificado único

Regional Últimas C

O Bloco Operatório do Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi acreditado pela Direção-geral de Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), sendo o primeiro do Serviço Nacional de Saúde a ser acreditado através deste modelo.

O Modelo de acreditação ACSA, aprovado pelo Ministério da Saúde Português, foi adotado pela DGS por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde, de organização semelhante ao português e destinatários idênticos em temos demográficos e epidemiológicos.

O Bloco Operatório iniciou o processo de acreditação em Outubro 2015, passando pelas fases de adesão, autoavaliação e auditoria externa, obtendo o reconhecimento e certificação no passado mês de janeiro.

Após a obtenção da acreditação, segue-se a última fase, designada de “seguimento”, que consiste numa continuação do processo de autoavaliação e tem uma vigência de 5 anos. Destina-se a garantir que a organização mantém e melhora as boas práticas e as condições que lhe permitiram obter a acreditação.

Para além do Bloco Operatório do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, existe apenas mais um certificado no mesmo modelo em Portugal, mas num hospital privado.

Ao longo do ano de 2016, o Bloco Operatório do Centro Hospitalar Barreiro Montijo realizou 3536 cirurgias.

Deixe uma resposta