Comandante Américo Moreira recebe medalha de ouro nos 108 anos Bombeiros do Montijo

Local Últimas C

Câmara Municipal, União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e Raporal também foram, entre outras, entidades distinguidas pela associação. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, apadrinhou sessão solene de aniversário

A associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo comemorou, no passado domingo, 29, 108 anos de vida, com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, a apadrinhar a sessão solene. As celebrações ficaram marcadas pela atribuição, por parte da Associação, da medalha de ouro ao Comandante Américo José da Silva Moreira, à Câmara Municipal do Montijo, à União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e à empresa Raporal S.A., tendo sido ainda distinguidas diversas empresas e entidades do concelho, que têm apoiado a instituição.

Após a inauguração e bênção de duas viaturas adquiridas com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da STEC Raporal, S.A, teve lugar a sessão solene que contou ainda com promoções e condecorações de bombeiros e sócios com mais de 50 anos de filiação à instituição.

Américo Moreira, Comandante dos Bombeiros do Montijo, deixou vários agradecimentos e enalteceu o papel da corporação que dirige. “Hoje os Bombeiros do Montijo são reconhecidos pelo aumento de volume de serviço nas suas diversas missões e ainda pela sua participação em todas as missões atribuídas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil”, afirmou.

Nuno Canta vinca apoio, secretário de Estado confirma aeroporto

Já Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, lembrou os apoios da autarquia prestados pela autarquia. “Foi assim quando celebrámos um novo protocolo de cooperação, que aumentou substancialmente o apoio financeiro a esta associação, hoje no valor de 126 mil euros por ano, quando decidimos dar um apoio de 130 mil euros, para a manutenção e aquisição de viaturas de combate a incêndios. Foi assim, quando no final de 2016 celebrámos um acordo para a aquisição de uma nova ambulância, em modalidade de leasing, no valor global de 62 mil 465 euros”, vincou.

Quem também interveio foi o secretário de Estado da Administração Interna, que apontou outro momento assinalável. Jorge Gomes afirmou que o Montijo estava em festa por dois motivos: “Por a sua associação [dos Bombeiros] fazer 108 anos e  por conseguir o que todos desejavam, o segundo aeroporto de Portugal.”

O governante salientou ainda que “a promoção de uma forte ligação entre as associações humanitárias e as forças vivas das suas comunidades é um factor fundamental não só de sustentabilidade das próprias associações, como para o aumento global da segurança”.

Deixe uma resposta