Autarquia da Moita distinguiu duas centenas de valores desportivos do concelho

Desporto

Foi perante um auditório completamente esgotado que a Câmara Municipal da Moita reconheceu, publicamente, mais de 200 valores desportivos do concelho da Moita, na Cerimónia anual de Atribuição dos Méritos Desportivos que decorreu no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

“No desporto, não temos uma visão exclusivamente competitiva, mas ao homenagear e reconhecer aqueles que obtêm vitórias, estamos a usá-los como exemplos e como apelo a todos os outros, de que é possível ir um bocadinho mais depressa e mais longe, que é possível superarmo-nos para alcançar novos objectivos. Destacar estes atletas é, de certa forma, dizermos a todos os outros que não desistam, que procurem vencer e ser como eles”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, na ocasião, explicando o porquê desta iniciativa.

O presidente destacou ainda que “o que se celebra aqui é a festa da prática desportiva, do desporto democratizado e um dos aspectos que importa relevar é a diversidade de modalidades que se praticam no nosso concelho, diversidade essa que é uma riqueza, porque proporciona que pessoas com diversos interesses e idades possam praticar desporto. Esta diversidade e a forma como nós tratamos por igual todas as modalidades, todos os clubes e todas as práticas contribui para ampliar, em vez de limitar, incluir em vez de excluir”.

O presidente deixou ainda, no seu discurso, uma palavra de reconhecimento ao movimento associativo, – “veículo de promoção de valores, de saúde, de bem-estar e cidadania, que as autarquias têm respeitado e procurado fomentar” – e de agradecimento a atletas, técnicos e treinadores, dirigentes desportivos e juntas de freguesia.

Durante a cerimónia, foram distinguidos atletas, treinadores e seus clubes que, na época desportiva passada, se sagraram campeões nacionais, vice-campeões nacionais ou que representaram o município da Moita no estrangeiro, em diferentes modalidades, como pelota basca, pesca à bóia, atletismo, halterofilismo, taekwondo, trampolins, aeróbica, tumbling, Light kick, Low Kick, Rumble, K1, dança, badminton, patinagem artística e damas clássicas.

Foram também entregues os prémios da época desportiva 2015/2016 do AtletisMoita – Torneio de Atletismo das Colectividades do Município da Moita, a 58 atletas (de benjamins a veteranos 6) e a seis clubes. Recorde-se que este torneio tem como principais objectivos estimular o aparecimento de novos clubes, secções e praticantes de atletismo, assim como, proporcionar oportunidades de participação em provas de atletismo a um maior número de munícipes.

No decorrer da Cerimónia dos Méritos Desportivos, o Desporto Escolar da Península de Setúbal atribuiu, pela mão do seu coordenador, José Rocha, um troféu de reconhecimento público à Câmara Municipal da Moita, pelo trabalho de parceria desenvolvido com esta entidade durante o ano lectivo 2015/2016.

A animação desta noite de celebração de feitos desportivos esteve a cargo do Grupo de Sevilhanas “Garnacha” do Beira Mar Futebol Clube Gaiense, do Grupo de Teatro “Os Zecas” e da Charanga do Rosário.

Deixe uma resposta