Escultura de Artur Bual está a ser restaurada para mudar de sítio

Local Sociedade B

A escultura “Homenagem à Agricultura” de Artur Bual está a ser restaurada e vai ser transferida do antigo Parque de Material Agrícola de Pegões para o espaço exterior existente junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões

Segundo a Câmara Municipal do Montijo, o processo de restauro e relocalização da escultura da autoria de Artur Bual já foi iniciado e custará aos cofres municipais 35 mil e 290 euros (mais Iva).

O objectivo principal desta acção, explica a autarquia, passa pela “preservação da identidade e memória locais”, no sentido de conferir também “maior visibilidade à obra de Artur Bual”, dignificando assim “o trabalho deste importante artista plástico português”.

“Após uma intervenção de restauro, a obra, que se encontra actualmente no antigo Parque de Material Agrícola de Pegões, será colocada no espaço exterior existente junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões”, indica a edilidade.

Processo de restauro e deslocalização já foi iniciado e vai custar mais de 35 mil euros

A peça “Homenagem à Agricultura” foi construída por Artur Bual em 1966. Trata-se de “uma notável escultura abstracta, de grandes dimensões que articula antigos fragmentos de máquina agrícolas descobertos no Parque de Material Agrícola de Pegões”. Peças provenientes de tractores, velhas alfaias, charruas, grades rotativas, cultivadores, brocas, parafusos, entre outros acessórios mecânicos, “foram combinados e soldados entre si para formar uma escultura de rara originalidade”, lembra o município.

Pormenor do aspecto da escultura

Artur Bual (1926-1999) foi um dos grandes artistas plásticos portugueses da contemporaneidade e teve uma carreira muito marcada pelo expressionismo. O Montijo entrou na sua vida na década de 50 do século passado, quando foi contratado para trabalhar pela Junta de Colonização Interna, exercendo funções de desenhador e envolvendo-se em diversos projectos técnicos e artísticos no Colonato de Pegões.

Deixe uma resposta