Alunos da D. Pedro Varela do Montijo viajam na história no Museu da Atalaia

Local B Sociedade B

O Departamento da Educação Especial da Escola Básica D. Pedro Varela levou a efeito mais uma iniciativa dirigida a um grupo de alunos e deixou ao DIÁRIO DA REGIÃO o relato da experiência proporcionada aos jovens

Na manhã do dia 19 de Janeiro, 13 alunos da Escola Básica D. Pedro Varela, acompanhados pelos professores de educação especial, viajaram no tempo no Museu Agrícola da Atalaia, conhecendo lugares, práticas e costumes da sua terra.

A coordenadora técnica do Museu Fátima Contramestre, mostrou e explicou os vários espaços existentes no museu, assim como a origem, a utilidade e o modo de utilização das diferentes alfaias agrícolas expostas.

Os alunos viajaram no tempo dentro do museu, constituído por uma casa rural, uma quinta, um lagar de azeite em funcionamento para demonstração didáctica aos visitantes, um lagar de vinho, uma adega repleta de tonéis, onde armazenavam o vinho e a aguardente produzidos na Quinta, um alambique, um poço, uma horta biológica e pedagógica, representativa da importância do cultivo de legumes e hortaliças, um moinho de puxar água do poço para rega do pomar, recheado de árvores de fruto, principalmente laranjeiras e limoeiros, onde foi possível acompanhar todo o processo relacionado com a produção dos frutos e saborear umas agradáveis tangerinas.

Este museu, de grande riqueza cultural, recriando os espaços e os utensílios usados antigamente no trabalho da terra (agricultura), na produção do azeite, do vinho e da fruta, muito característicos e importantes para o desenvolvimento do concelho do Montijo, permitiu que os alunos conhecessem alfaias e utensílios já em desuso, compreendessem o passado rural da sua região e tivessem ainda consciência das principais fontes de subsistência das pessoas de então. Para além destes saberes, o Museu Agrícola da Atalaia proporcionou-lhes um dia bem passado num local repleto de história(s).

Salienta-se que foi possível concretizar esta «viagem no tempo», graças à disponibilização de transporte e dos seus técnicos por parte da Câmara Municipal de Montijo.

Departamento da Educação Especial
Escola Básica D. Pedro Varela

One comment

  1. Para estes jovens que requerem mais atenção, mais carinho, mais amor, esta visita de estudo irá, com toda a certeza ficar registado nas suas memórias por muito tempo.
    Parabéns a todos que a realizaram e também ao Diário da Região que está sempre em cima das notícias que são importantes partilhar.

Deixe uma resposta