SESIMBRA: Câmara aprova apoios financeiros para Carnaval 2017 e delimitação de espaços para vendedores

Local Últimas C

Cegadas e enterro do bacalhau merecem incentivos. A reunião do executivo ficou ainda marcada pela decisão de o município candidatar quatro praias à Bandeira Azul da Europa e pela aprovação de uma moção a favor da construção da secundária na Quinta do Conde

A um mês das comemorações do Entrudo, que acontece de 24 a 28 de Fevereiro e que se apresenta como um dos acontecimentos festivos mais celebrados em Sesimbra, o executivo camarário deliberou durante a reunião de ontem, 25, a atribuição de dois apoios financeiros e a delimitação de 12 espaços para a realização de venda ambulante durante o evento.

O Carnaval de Sesimbra é um dos mais conhecidos do País e todos os anos traz milhares de visitantes à vila. Além dos desfiles das escolas de samba e da maior concentração de foliões mascarados de palhaços, que chegou a bater recordes, as cegadas e o enterro do bacalhau são dois dos momentos altos da festividade. Como tal, a Câmara Municipal de Sesimbra disponibilizou um apoio monetário de 2 500 euros para as cegadas e 1 300 euros para o enterro do bacalhau.

Houve um aumento nas verbas disponibilizadas, pois, segundo a vice-presidente Felícia Costa, “o esforço feito é muito grande”. Sesimbra é um dos poucos locais do País que ainda mantém viva a tradição das cegadas que conta com mais de cem anos. De resto, o turismo na região aumenta no Carnaval, bem como nos meses de Verão.

A sessão ficou ainda marcada pela aprovação da apresentação de quatro praias para fazerem parte da Bandeira Azul da Europa 2017. Foi aprovada a submissão das candidaturas das praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo e Lagoa de Albufeira/mar para fazerem parte do programa Bandeira Azul da Europa’2017, que comemora 30 anos em Portugal. Para receberem esta distinção as praias devem apresentar algumas condições, como apresentarem vigilância e a informação sobre a qualidade da água balnear.

Pela primeira vez a praia da Lagoa de Albufeira/mar será candidata a este galardão. Esta praia integra a Reserva Ecológica Nacional, além de ser uma zona de protecção especial de aves, oferece óptimas condições para a prática de surf e bodyboard.

Nova escola na Quinta do Conde gera unanimidade

Aprovada, por unanimidade, foi também a moção intitulada “Pela Construção da Escola Secundária do Peru”, remetida pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde. A luta pela construção de uma escola secundária na freguesia é um pedido antigo dos moradores e do município que já doou um terreno para a construção do estabelecimento de ensino na Quinta do Peru, para facilitar a vida dos alunos que para estudarem têm de se deslocar para Setúbal ou para Lisboa, gastando várias horas nos transportes.

O vereador Américo Gegaloto (PS) afirmou que “os autarcas do Partido Socialista vão sempre se bater para que a escola seja uma realidade”. “Não é uma questão de se, mas quando”, disse.

Esta é uma luta antiga das autarquias e dos munícipes que já entregaram abaixo-assinados na Assembleia da República e realizaram conferências de Imprensa, apesar de, até ao momento, não existir qualquer desenvolvimento sobre a situação.

Recorde-se que hoje, pelas 10h00 da manhã, será realizada uma acção reivindicativa pela construção da escola na Quinta do Conde. O cordão humano, organizado pelas associações de pais das escolas da Quinta do Conde e as autarquias locais (Câmara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia da Quinta do Conde), vai ligar as três escolas situadas na Quinta do Conde.

Filipa Godinho

One comment

  1. sesimbra tem carnaval montijo tem carnaval todos vao ter e setubal marca pra o verao isto pra mi faz me …..
    .

Deixe uma resposta